28.8.09

Meus queridos cupcakes!

Já não é de hoje que sou fã de cupcakes. Sempre os achei uma coisa muito fofa e gostosa do mundo das sobremesas. Agora vegana, estou sempre às buscas de receitas e fazendo adaptações para esses deliciosos e lindos bolinhos, para que eles possam ser isentos de exploração e sofrimento animal...

Esses eu fiz há algumas semanas atrás, a receita eu achei aqui, no Blog Vegchica da Laila Gama.
Realmente, como ela mesma diz em seu blog, as especiarias dão um toque MAIS que especial ao bolinho. Ficaram realmente deliciosos. As pessoas que não estão acostumadas a comer/ver bolos feitos sem ingredientes derivados de animais ficaram de queixo caído – até porque ficaram uma fofura além de gostosos. Pois é: não é necessária a presença de cadáver nem de produtos provenientes da exploração dos animais no prato pra ter sabor...

Vou colar a receita:

Cupcakes de Mel[ado]

1 1/2 xícara de açúcar mascavo (195g)
1 xícara de melado (285 g)
4 xícaras de farinha de trigo (480g)
250g de creme vegetal
2 colher de chá de cravo em pó
2 colher de chá de canela em pó
2 colher de chá de gengibre em pó
3 colheres de sopa de chocolate em pó
¾ de xícara de leite de soja (150 ml)
1/2 colher de sopa de fermento em pó

Como fazer?
Esquentar o açúcar mascavo, o melado e o creme vegetal em fogo baixo, até levantar fervura. Em um recipiente, misturar os demais ingredientes, deixando o leite para depois. Adicione a mistura de melado nos ingredientes secos e por fim acrescente o leite e misture bem.
E...
Coloque em forminhas para mini-cupcake ou formas próprias para pão de mel[ado], untadas e asse em forno baixo (150°C), pré aquecido, por cerca de 35 minutos (eu deixei por 25).

Então:

Eu fiz um terço da receita na primeira vez, e me rendeu exatamente 6 cupcakes tamanho normal (forma de muffin).

Já da segunda vez que fiz (em menos de um mês, rs) coloquei numa forma retangular de 20cm x 30cm e também cobri com a calda que está no post da Torta de banana aqui. Só que dessa vez, como queria algo mais espesso para moldar, pus menos creme vegetal. :)

19.8.09

Sobre sampa...

Fiz a festa na viagem! 

Partimos de Niterói e eu levei vários "snacks", como castanhas, damascos, etc - toda preocupada em "passar fome" nos momentos de bate-perna (o que mais fazemos quando vamos pra SP). Enfim... 

Foi totalmente desnecessário! rs Como me indicaram na comunidade do orkut 'Queijo [Sem Leite] Vegano', fui às compras na zona cerealista. Cara, o Brás agora fará parte de todas as minhas idas à SP. Comprei muito chocolatinho da olvebra, muito leite de soja em pó de milhares de sabores, damasco, ágar-ágar... Tudo a um preço ótimo, vale muito à pena.

Almoçamos um dia no Apfel, no Centro. Não é vegano, mas dá pra comer muito bem... Só as sobremesas que não tinham muitas opções vegans. O Restaurante Vegacy, que nos horários fora do almoço/jantar também fica aberto, e funciona como uma lanchonete maravilhosa... Fizemos um lanche lá: vários salgados gostosos e um bolo de chocolate trufado que pelamordedeus, o melhor que já comi até hoje!!! Na Balada Junkie Food do Vegethus, acabou que fui sozinha. Fiquei meio receosa, mas foi tudo bem. Sentei numa mesa e acabou que dividi a mesma com um casal super legal. Me deram várias dicas de locais bacanas pra se achar comida vegana em SP. Na próxima viagem não perco por nada a sorveteria Soroco, que tem várias opções veganas :D além dos vários outros lugares... Eles me falaram de uma lojinha tipo 'mate-e-pão-de-queijo' na Augusta que vende várias opções de lanche vegano !!! Só em SP mesmo...

Ainda comemos uma Pizza de '4 queijos' do Lar Vegetariano Vegan (11. 3978-8681) espetacular. Muito gostosa mesmo! Não deixa a desejar em nenhum quesito as pizzas com ingredientes de origem animal... Muito pelo contrário !!! Sem querer  puxar sardinha pro meu lado - olha o termo especista aí, rs - ela estava muito melhor que muita pizza que já comi. Não era borrachuda, nem grudenta, nem gordurosa. Estava perfeita. Os queijos vegetais, além de deliciosos, estavam muito bonitos e cheirosos. A consistência estava incrível! Eles fazem entregas em SP e os preços são ótimos. Cobram taxa de entrega sob consulta, mas já adianto que é pouquinho... Com certeza o Lar Vegetariano Vegan é outro lugar que faço questão de 'voltar a pedir', rs.

Segue abaixo 2 fotos da linda pizza veg!

6.8.09

Boas Notícias...

Soube hoje pelo informativo do site Vista-se que a manifestação contra as vendas de ingressos para o rodeio de Osasco que ocorreram no Shopping Osasco Plaza sábado passado, dia 1/08/09,  foi muito bem sucedida. Os manifestantes dos coletivos OdeioRodeio e Ativismo.com fizeram um apitaço dentro do local, distribuiram panfletos e ainda conseguiram arrebatar pessoas que estavam no local para a manifestação. Óbviamente houve a retirada dos mesmos do recinto pela segurança. Foram levados até uma delegacia próxima, onde nada aconteceu - pelo menos. Depois do incidente os grupos responsáveis pela manifestação  receberam um comunidado da diretoria do shopping, onde dizia que eles não irão ceder mais o espaço do shopping para venda de ingressos desse tipo de evento e também que estavam dispostos a disponibilizar o mesmo espaço para ambientalistas realizarem um trabalho de conscientização sobre direitos animais. 

Fiquei muito feliz com as boas novas, que bom que o protesto teve um efeito positivo! 

Para ler a matéria, entre no Vista-se

Outra boa nova: procurando endereços de restaurantes Vegs em sampa, encontrei isto:

Balada Junk Food Vegana VEGETHUS Consolação - 08/08
Rua Haddock Lobo, 187 (11) 2306-2116 www.vegethus.com.br
Sábado, 08 de agosto - 19h30 às 23h30 - 25 reais (coma à vontade)

A Balada Junk Food desse sábado será acompanhada do rodízio de pizzas veganas, o que dá direito a participar do buffet da Balada Junk Food e do Rodízio de Pizzas de forma mista!
Cardápio de Pizzas Veganas Salgadas:
Pesto de Rúcula, Mexicana (proteína de soja apimentada), Glutadela com pesto de azeitona, Marguerita (tofupiry, tomate, tofu defumado e manjericão), Á Moda da Casa.
Doces: Romeu e Julieta (goiabada com tofu cremoso), Prestígio (chocolate de soja com coco ralado).
Cardápio da Balada Junk Food:
Pão integral com gergelim, Hambúrguer de PVT , Cenoura Palito Frita, Chips de Inhame, Pão sem Queijo, Esfiha de PVT, Croquete de Cenoura com Espinafre, Risoles de Rúcula com Tomate seco, Quibe Frito, Espetinho de Vegetais Grelhado.
Molhos:
“Cheddar” vegano defumado, Vinagrete de Rabanete, Molho de Catchup com Tomate seco, Molho de Mostarda natural com Agrião, Saladas diversas, Milk Shake Vegano de Morango, Guaraná Gaseificado, Bolo Mousse de Morango com Chantilly Vegano, Torta de Banana, Salada de Frutas com Granola.

Tomara que a gente consiga ir ! Se eu for, depois posto como foi!

Related Posts with Thumbnails