28.7.11

Arroz Doce ou Rice Pudding (Risgrynsgröt)


Dando uma olhada no livro "The Joy of Vegan Baking", eis que me deparo com uma receita intitulada "Rice Pudding (Risgrynsgröt)", e com uma foto ilustrativa que me lembrava um arroz doce porém "moreno" e cheio de passas. Fui ver a receita e BAM! era o nosso bom e velho arroz doce, com algumas adaptações. Descobri que a "morenice" é consequência da canela, que na receita vai junto do açúcar e da baunilha, quase no final do preparo - diferente do modo que nós usamos a canela, só polvilhando por cima já depois de pronto...

A receita:

620 ml de leite vegetal (pode ser qualquer um, de aveia, soja, amêndoa, avelã...)
65 gr de arroz (também pode ser de qualquer tipo)
1/4 col. de chá de sal
50 gr de açúcar
1 col. de chá de baunilha
1 col. de chá de canela
passas (opcional)

Coloque o leite, o arroz e o sal em uma panela ao fogo alto e leve para ferver. Depois de fervido o leite (ele vai subir bastante, use uma panela alta!), reduza o fogo e deixe o arroz cozinhar por mais ou menos 30 min. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Quanto o arroz estiver cozido, retire a panela do fogo e coloque os demais ingredientes - menos as passas (se for usar). Devolva ao fogão e deixe cozinhar até que fique um creme meio durinho, com consistência de mingau. Se for servir com passas, a hora de colocá-las é agora, antes de montar os pratinhos. Coloque o arroz doce em um recipiente grande (ou divida-o em porções individuais, como eu fiz, e cubra com papel filme e deixe esfriar - se você não for fã daquela "pele" que brota em cremes). Se você curte essa pele é só não cobrir com papel filme, deixar esfriar em temperatura ambiente que ela vai brotar, hahaha. Leve à geladeira por 2h e sirva, ou coma/sirva quente mesmo, como eu gosto de fazer.

O resultado ficou maravilhoso. Nem quando eu usava leite de vaca uma receita de arroz doce  que eu tenha feito ficou tão boa quanto essa. Sério.

Curiosidades, segundo o livro "The Joy of Vegan Baking":
"Na Suécia, Risgrynsgröt é servido tradicionalmente no Natal. Uma "amêndoa da sorte" é escondida dentro do pudim e segundo a tradição, quem encontra e come a amêndoa casará no ano vindouro. O pudim de arroz também é um prato tradicional na Noruega, Dinamarca e na Finlândia." 

Obs: Pesquisando "rice pudding " vi que essa sobremesa não é só tradicional dos países acima citados, tendo correspondentes em vários países ao redor do mundo, em todos os continentes, (como nosso famoso arroz doce). Vocês podem ver mais sobre isso aqui. (I'm only cooking também é cultura) :P

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails