23.11.09

Continuação do Post anterior...

Demorou, mas tá aí: Tanto pra receita de sorvete quanto pra de beijinho, que levam leite condensado de soja, usei essa receita, que descobri e adaptei. Os créditos vão pra Renata, do Vegvida.

Leite Condensado de Extrato de Soja
1 xícara extrato de soja (leite de soja em pó sem sabor)
1 col. de sobremesa vinagre de maçã
1 col. de sopa óleo vegetal 
2 xíc. de açúcar (mascavo, demerara ou branco)
1 e ½ col. de chá de essência de baunilha *
água fervente (+ ou – 1 xíc. e ½)

Bata no liquidificador o extrato de soja com o açúcar, adicionando água fervente até ficar com aparência de leite condensado. Adendo: vá pondo a água aos poucos, não é pra ficar pastoso, é pra deixar só um pouco mais denso que o leite vegetal. 

Adicione o óleo e o vinagre. Prove e veja se quer ou não mais açúcar. Bata novamente. *Coloque a baunilha quando terminar a receita que for fazer. Ex? Pra fazer o Beijinho, você mistura na panela essa receita (que dá + ou – a medida de uma lata de lc), coco ralado e um pouco de creme vegetal, leva ao fogo baixo, mexe até o ponto de soltar da panela e desliga o fogo. Aí você põe a baunilha e mexe pra incorporar ;]

Há! Muito cuidado na hora de escolher o extrato de soja, pois tem uns no mercado péssimos... O lance é ir comprando aos poucos de marcas diferentes pra saber qual você prefere.   Com essa receita, você pode fazer o que quiser: brigadeiro, beijinho de coco, recheio pra bolo... Enfim, o céu é o limite, rsrsrsrs.

Dá, também, pra “brincar” com o açúcar, misturar os tipos e talz. Já fiz metade mascavo metade demerara, metade branco metade mascavo, metade demerara metade branco... enfim... Aí você vê o que se adapta mais ao seu paladar.
Cara, só depois de descobrir – e adaptar – essa receita é que me tornei uma vegana completa. Sofria muito com aquele leite condensado de soja da Olvebra, pois meu paladar ainda não aceita muito bem aquele sabor... Mas esse leite condensado caseiro realmente é muito gostoso, e o sabor final é mais parecido com o leite cond. de vaca do que o industrializado. Sem contar que o do-it-yourself é sempre mais legal né? Tô sempre em busca de formas mais caseiras de se fazer as coisas, em geral que são industrializadas... Quem tiver dicas, por favor, passem pra cá, rs.

E o sorvete, eu andei pegando umas receitas na net e resolvi adaptar, pra variar.
:] Achei que ficou muito bom, pro meu primeiro sorvetinho vegan! 
Meio que misturei duas receitas e voilá!

Sorvete de creme e - com um gostinho suave de - banana
- 1 medida de leite condensado de soja caseiro
- 1 caixinha de creme de soja (enquanto AINDA não sei fazer o caseiro...)
- 2 bananas (prata mesmo) cortadas em rodeleinhas, congeladas
- 1/2 xíc. de leite de soja
- baunilha - tipo 1 col. chá

Bati tudo no liquidificador e coloquei no congelador, num potinho de plástico bem fechado...   Sobre a consistência: não ficou muuuuito durinho não (já depois de congelado),  mas o sabor ficou uma delicia, e ficou bem cremoso !!! 

3 comentários:

Naa disse...

Hehehe, Jú se aventurando na cozinha! =D

eu não lembro se eu comentei com você mas é mais fácil ainda fazer sorvete do que a receita que você postou!
1 medida de leite condensado de soja
1 garrafinha de leite de coco
coco ralado a gosto (opcional)
chocolate em m pó solúvel (opcional)

Bate tudo no liquidificador e leve para o congelador.
Para um sorvete mais cremoso, após 2h de congelador retire e bata novamente :D
Nem precisa ir banana (até pq eu não gosto! auhishdiuash). e ai, você pode substituir o sabor coco pelo de frutas (1 medida do suco dentro da lata de leite consensado ou 1/2 de suco concentrado)

:D

É simples é fácil cozinhar Jú!
E mais ainda veganizar e viver sem crueldadeeeeee =D

Saudade de você, venha me visitarrrrr *-*

beijocas!

Naa Veggie disse...

Faça sim Ju, acho que você vai adorar o sorvetinho caseiro vegano.
É tão gostoso!

Não fiz muitas vezes mas, sempre agradou. Já fiz só de coco e o Rafa fez de coco com chocotale (como se fosse prestígio). Ele deu para a familia dele comer e parece que todos adoraram!
Falando em sorvetes, acabei de ter uma idéia! hehe
Logo menos devo postá-la no meu blog e ai você diz o que achou! :D

Beijocas Juh!

Viking disse...

Então menina, o bolinho de chuva é doce mesmo, mas como eu costumava comer uns muito doce (eu tb sou do RJ, mas moro em Minas) e ficava com azia, decidí botar menos (muito menos) açúcar no meu. x)
faz o sushi sim! dá super certo! eu fiquei com bastante receio de fazer, dar errado e gastar coisa, mas saiu direitinho. claro que com o tempo a gente vai pegando o jeito, mas tenta mesmo que é uma delícia!!!


então, deixa eu pedir um favor pra tí? será que tem como vc me indicar uns restaurantes com opções veganas no RJ? é que eu vou pra casa da minha mãe nas férias e pretendo fazer um tour gastronômico (ela tb é vegetariana). Se não for dar trabalho, claro! Adorei as receitas de vegarella e tofupiri! tô há tempos querendo fazer mas ainda não perdí a preguiça! hehehehe
=***

Related Posts with Thumbnails