23.7.09

Torta de Banana e A calda de chocolate



A primeira torta vegana que fiz até hoje foi retirada e adaptada do blog Coisinhas Veganas da Carla Pitta. Foi uma torta de banana deliciosa...
Segue a receita com os meus comentários e adaptações:

Modo de Preparo:

Massa: 
- 2 pacotes de biscoito de maisena (400g);
- 8 colheres de creme vegetal;
- 1 colher de sobremesa de canela em pó. (coloquei umas 3)

Recheio:
- 3 bananas d’água cortadas em rodelas de 1cm (eu cortei em fatias longitudinais)
- 4 colheres cheias de açúcar;
- 2 colheres de sobremesa de canela em pó (eu coloquei muito mais, +ou- 1 col. de sopa)

Como fazer?
Divida cada pacote de bolacha (200g) em quatro partes, e bata cada parte separadamente no liquidificador (se colocar tudo não dá pra bater). Bata, uma parte por vez, até formar uma farinha grossa (mas ficam alguns pedacinhos maiores). Depois de todas batidas coloque em uma vasilha com a canela e misture bem. Ponha então a margarina (eu derreti antes no micro, achei de fica mais fácil e rápido para dar a liga com o biscoito) e misture com as mãos até formar uma massa homogênea, mas que se solta/esfarela um pouco, embora não deixe de ficar firme (o cheiro só da massa já é divino!).
Molde essa massa em uma forma média de fundo removível.
Depois arrume metade das bananas em cima da massa e espalhe o açúcar e a canela em cima (fiz uma mistura, tipo para rabanadas de açúcar + canela pra colocar). Arrume mais uma camada de bananas e mais uma da misturinha de açúcar e canela. (Dá pra fazer mais camadas com essa quantidade de massa, achei inclusive que o recheio ficou ralo, baixo. Na próxima, tentarei colocar umas 3 camadas ou 4 de banana + misturinha).

Coloque em forno pré-aquecido por 10 minutos em 180º por cerca de 40 minutos ou até que a massa esteja douradinha e as bananas estejam molinhas. (Deixei por não mais que 30).

A receita, no original, está aqui:

Eu comi essa torta de banana com a calda de chocolate que também descobri no blog da Carla – porém a receita original encontra-se no blog Vegchica.
Como sou uma “sugar-addicted”, sou suspeita pra falar, mas essa calda realmente é maravilhosa... Nunca dura muito tempo aqui na geladeira...
A Carla do Coisinhas Veganas fez algumas modificações, e eu também.
Então colocarei aqui a minha versão:

Calda de chocolate maravilhosa

Ingredientes:
- 1 caixinha de creme de leite de soja;
- 180g de chocolate meio (1 barra de chocolate meio amargo da Garoto)
- 2 colheres rasas de sopa de creme vegetal;
- 3 colheres de sopa de glucose de milho (tipo Karo);
- 1 colher rasa de sopa de essência de baunilha;
- 1 colhere de sopa cheia de açúcar (coloquei 2).

Como fazer?
Derreta o chocolate em fogo bem baixo com o creme de leite de soja, mexendo sempre. Depois de tudo derretido e bem misturado, adicione os outros ingredientes de misture tudo até que esteja bem incorporado, mantendo sempre o fogo bem baixo.
Depois de pronto, sirva em sobremesas (como cobertura ou calda) e o que sobrar, guarde na geladeira em um pote de vidro fechado. (A Carla diz para guardar por até 4 semanas no máximo. Como aqui em casa nunca durou tudo isso, eu não sei, rsrsrs) 

Eu já fiz essa calda várias vezes, e se der uma adaptada ela serve também como um tipo de ‘ganache’ para cobrir bolos quando se procura por uma cobertura mais durinha. Para fazer assim, eu só diminuo a quantidade de margarina e dependendo da quantidade de açúcar que leva na receita do bolo, eu aumento ou diminuo a da calda. Já fiz também com melado no lugar da glucose de milho e ficou maravilhosa também. 
Inclusive já troquei a essência de baunilha pela de amêndoas e também ficou nota 1000.

A fonte da receita da calda (onde eu a conheci) está aqui.

Não ficou uma gracinha? Pois é, também estava uma delícia ! Rs

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails