7.9.09

Bacalhoada de Palmito

Reparando bem, até agora não coloquei nenhuma receita de pratos salgados !
Bom, só pra não acharem que eu não como nada com sal, deixo aqui essa receitinha maravilhosa do livrinho da Ana Maria Curcelli, “Cozinhando Sem Crueldade”...
Fizemos essa num sábado, achando que iria durar tanto para o sábado quanto para o domingo... Mas... Acabou antes do jantar de sábado! :)

Vamos lá:

"Base":
- 1 vidro de palmito (300gr, sem a água)
- 1/4 de xícara de azeite de oliva
- 6 batatas (pequenas/médias)
- 1 cebola grande
- 1 pimentão verde
- 1 xícara de azeitonas pretas
- sal e pimenta à gosto
- 3 col. de sopa de salsinha picada para decorar

Molho:
- 1 col. de sopa de azeite de oliva
- 1 folha de alga nori (pus aquela que já vem picotadinha, coloquei bastante mesmo, pois é ela quem vai dar o gostinho "marítimo" da receita!)
- 2 dentes de alho esmagados
- suco de 1 limão (na receita diz ser opcional, mas eu achei fundamental!)
- 1 xícara de molho de tomate pronto ou caseiro

Como fazer?

Cozinhe as batatas já descascadas e cortadas em rodelas até ficarem tenras (+ou- uns 10 minutos). Escorra a água e reserve. Enquanto elas vão cozinhando, unte uma assadeira com 1/4 de xícara de azeite e coloque o palmito com sal e pimenta. Cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao forno médio por 20 minutos.
Enquanto isso, prepare os vegetais cortando a cebola em fatias (ou rodelas), o pimentão em rodelas finas e retirando os caroços das azeitonas. Feito isso, prepare o molho em uma panela pequena, aquecendo o azeite para refogar a alga nori picada, para ela murchar um pouco (atenção: muito cuidado nessa hora, pois ela murcha rápido e se bobear, queima! rs). Junte os dois dentes de alho espremidos e um pouco de sal. Bater esse molho no liquidificador com o molho de tomate e o limão (coloquei pimenta do reino, extrato de alga nori e molho shoyo também!) até homogeneizar.
Para montar é fácil: no refratário, despeje a metade do molho e arrume os vegetais por cima do palmito na seguinte ordem: fatias de batatas, cebola e pimentão com sal e pimenta por cima. E despeje o resto do molho por cima novamente, levando ao forno com o papel alumínio depois de regar com azeite em abundância e pôr as azeitonas e as salsinhas por cima para decorar. Deixe no forno por 20 minutos, retire a folha de papel alumínio e coloque novamente por 10 minutos.

PS: como fiz em uma forma refratária pequena, tive que fazer duas camadas (batatas, cebolas+pimentões, sal e pimenta + molho) e acho até que ficou melhor assim, mais encorpado! rs
A foto tá aí pra provar !

Qualquer dúvida, é só "chamar" pelos comentários, rs :)

4 comentários:

Alessandra disse...

olá, td bem? primeira vez q entro no seu blog, to gostando de ver! cada coisinha yummy yummy! gostei da receitinha da calda de chocolate, me encheu a boca de água, viu!
Parabéns pelo lindo blog, estarei sempre de olho nas novas receitinhas, afinal o q seria de mim sem esse pessoal maravilhoso q faz blogs só de receitas veganas?
um abraço e q esseblog seja um sucesso!

Anônimo disse...

Opa, tudo bem?
Você deixou uma recado no meu blog, e resolvi te visitar aqui hehe
Muito bom seu blog também, faz muito tempo que não como cupcakes, as fotos deram água na boca vou fazer sua receita!
Meu blog tá meio parado, tenho muitas receitas novas, mas sempre esqueço de passar pro computador e postar!
Depois experimenta cobrir os cupcakes com chantilly, e uma cerejinha em cima (clássico!) tem alguns vegans no mercado, fica bom demais!

Juliana disse...

Obrigada pelos comentários, meninas!
Sejam muito bem-vindas e voltem sempre...
- Alessandra: vc tb tem blog? se sim, coloque aqui pra eu add. ;)
- Vegan: quando clico em seu nome não entro no seu blog... coloque o link, então, pra eu saber qual endereço vc "habita" :)
sobre os chantillys, é verdade! eu já vi um à venda, mas não quis me arriscar. dps me diz qual marca você usou ! E obrigada pela dica!
ps: a receita dos cupcakes eu aprendi no blog "Coisinhas Veganas"!
Abçs
Juliana

Anônimo disse...

Eu acho que desativei meu perfil sem querer, por isso não estava aparecendo hehehe
Tá ai meu blog
http://receitasvegans.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails