28.8.09

Meus queridos cupcakes!

Já não é de hoje que sou fã de cupcakes. Sempre os achei uma coisa muito fofa e gostosa do mundo das sobremesas. Agora vegana, estou sempre às buscas de receitas e fazendo adaptações para esses deliciosos e lindos bolinhos, para que eles possam ser isentos de exploração e sofrimento animal...

Esses eu fiz há algumas semanas atrás, a receita eu achei aqui, no Blog Vegchica da Laila Gama.
Realmente, como ela mesma diz em seu blog, as especiarias dão um toque MAIS que especial ao bolinho. Ficaram realmente deliciosos. As pessoas que não estão acostumadas a comer/ver bolos feitos sem ingredientes derivados de animais ficaram de queixo caído – até porque ficaram uma fofura além de gostosos. Pois é: não é necessária a presença de cadáver nem de produtos provenientes da exploração dos animais no prato pra ter sabor...

Vou colar a receita:

Cupcakes de Mel[ado]

1 1/2 xícara de açúcar mascavo (195g)
1 xícara de melado (285 g)
4 xícaras de farinha de trigo (480g)
250g de creme vegetal
2 colher de chá de cravo em pó
2 colher de chá de canela em pó
2 colher de chá de gengibre em pó
3 colheres de sopa de chocolate em pó
¾ de xícara de leite de soja (150 ml)
1/2 colher de sopa de fermento em pó

Como fazer?
Esquentar o açúcar mascavo, o melado e o creme vegetal em fogo baixo, até levantar fervura. Em um recipiente, misturar os demais ingredientes, deixando o leite para depois. Adicione a mistura de melado nos ingredientes secos e por fim acrescente o leite e misture bem.
E...
Coloque em forminhas para mini-cupcake ou formas próprias para pão de mel[ado], untadas e asse em forno baixo (150°C), pré aquecido, por cerca de 35 minutos (eu deixei por 25).

Então:

Eu fiz um terço da receita na primeira vez, e me rendeu exatamente 6 cupcakes tamanho normal (forma de muffin).

Já da segunda vez que fiz (em menos de um mês, rs) coloquei numa forma retangular de 20cm x 30cm e também cobri com a calda que está no post da Torta de banana aqui. Só que dessa vez, como queria algo mais espesso para moldar, pus menos creme vegetal. :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Onde você arruma essas estrelinhas comestíveis?
Ficam tão bonitinhos!!!

Laila Gama disse...

Olá Juliana! Que bom que gostou da receita...os seus ficaram lindinhos! Adicionei seu link na lista de blogs do Veg Chica, espero que não se importe!

Uma abraço!
Laila Gama.

Related Posts with Thumbnails